Galáxia dos livros - Episódio 4 - João Baptista Caetano Gomes

Galáxia dos livros - Episódio 4 - João Baptista Caetano Gomes

Galáxia dos livros - Episódio 4 - João Baptista Caetano Gomes
João Baptista Caetano Gomes

João Baptista Caetano Gomes nasceu no Malawi. É natural do distrito de Moatize, província de Tete. É formado em Literatura Moçambicana pela Universidade Eduardo Mondlane. Participou em antologias como "Memórias do Idai" (2020) e "Espíritos Quânticos" (2022). Em 2021, venceu o Concurso Literário Nó da Gaveta com o livro de conto infantil "As aventuras de Manuelito". Em 2022 saíram pela Editora Fundza "O caçador de pássaros" e pela Katuka Edições o livro de poesia "Águas Cristalinas". É escritor, revisor linguístico e crítico literário. Evidentemente, é bibliófilo e é sobre as suas aventuras e experiências no mundo dos livros que com ele [agora] conversamos.

1. Como a leitura (livro) chega ao teu coração?

A leitura (livro) chega próximo de mim por meio de livros curriculares do ensino primário. No tempo em que estudei a 2ª classe, na Missão Paroquial São João Baptista de Moatize - Tete, houve textos narrativos interessantes e que me marcaram, textos bem construídos e que não saíam da moda. Eram textos literários com um cunho educativo/didático. Aí a leitura entrou em mim. Já queria aprender mais com o livro. E fui lendo, com passos de camaleão, até que me tornasse este homem que sou hoje (não tão leigo, não tão erudito).

2. Ainda te lembras do primeiro livro (ou texto) que leste (qual)?

Lembro-me, sim, do primeiro texto e livro que li. O texto é "Surge et ambula", do livro OS MEUS VERSOS de Rui de Noronha. Esse texto emociona-me, sobretudo o título antes usado por Antero de Quental e Olavo Bilac, poetas do realismo/romantismo português e parnasianismo brasileiro, respectivamente. Um título que faz reminiscência a Jesus Cristo, quando curou um paralítico e disse "levanta-te e anda", a tradução e/ou equivalência de "Surge et ambula". Adoro esse texto de Noronha, por fazer um convite à África, para que se erguesse e caminhasse.

3. Qual livro é que mudou o teu horizonte (a tua vida)? Porquê?

O livro que mudou a minha vida é a Bíblia Sagrada. Porque nele encontrei o alimento para matar a minha fome. É por isso que leio sem enleio, esse livro mais lido do Mundo, com narrativas mágicas que nos fazem deitar lágrimas de felicidade.

4. Que livro está no teu travesseiro?

O livro que está no meu travesseiro é "Espíritos Quânticos", uma antologia organizada por Virgília Ferrão. Recomendo a todos os leitores.

 

5. Que livro não conseguiste terminar de ler? Porquê? 

O livro que não consegui terminar de ler, de entre poucos, é "Balada de amor ao vento", de Paulina Chiziane. Há um bom retrato que se traz no livro, todavia, desisti de ler sem dar espaço para negociar com a minha mente. Mais do que contar história, gosto do escritor que sabe brincar com a palavra, mesmo que seja narrativa, gosto de ver poesia na prosa. A história só não basta, talvez por aí ela assumir ser apenas "contadora de histórias". Contudo, não deixa de ser uma boa escritora. Enfim, são preferências. Como não consigo ler Paulo Coelho, soneco na hora.

6. Sugira um livro para se ler antes de morrer (por que ler esse livro?)

A sugestão do livro para se ler antes de morrer é "Para sempre minha garota", da escritora norte americana Heidi McLaughlin. Porque é o dicionário do amor conjugal, que nos mostra que o amor é indissolúvel, querendo aqui fazer uma ponte com os ensinamentos bíblicos.

 

Leia também: GALÁXIA DOS LIVROS - Episódio 1 – Almeida Cumbane AQUI

Leia também: GALÁXIA DOS LIVROS - Episódio 2 - Ernestino Maute AQUI


Fernando Absalão Chaúque

Professor, escritor, poeta e blogueiro. Licenciado em Ensino da Lingua Inglesa. Autor de ''Âncora no ventre do tempo'' (2019) e co-autor de ''Barca Oblonga'' (2022).

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem