GALÁXIA DOS LIVROS - Episódio 1 - Almeida Cumbane

 

GALÁXIA DOS LIVROS - Episódio 1 - Almeida Cumbane
Almeida Cumbane

Além de ler, muitos leitores  gostam também de conversar sobre livros; de ler sobre livros e partilhar as suas experiências assim como sugerir livros que, na sua concepção, todo o mundo devia ler. Quem lê, em paralelo, habita diferentes mundos e reveza-se entre inúmeras galáxias. É com o intuito de descortinar as singularidades dos leitores e fomentar o hábito de leitura que se criou esta série de conversas intitulada "Galáxia dos Livros ou o que não se diz sem ser perguntado", e, neste, que é o primeiro episódio, conversamos com o "leitor e escritor" moçambicano, Almeida Cumbane. Carríssimo (a), seja bem-vindo (a) à galáxia cujo principal portal são os livros. Boa leitura!!


1. Como a leitura (livro) chega ao teu coração? 


Chegou-me a partir dos meus irmãos mais velhos que tinham na altura o hábito de trocar romances nas tabacarias para ler. Talvez seja por isso que me afeiçoei mais com a prosa e especialmente o romance.   


2. Ainda te lembras do primeiro livro (ou texto) que leste (qual)?


Para ser franco, não. No ensino primário tive acesso a muitos textos. É difícil falar qual terá sido o primeiro, mas muito provavelmente terão sido textos de poesia.


3. Qual livro é que mudou o teu horizonte (a tua vida)? Porquê? 


Foi Ualalapi, de Ungulani.  Quando comecei a ler os romances a partir dos meus irmãos era mais por imitação do que por gosto. Eu era criança ainda e os livros que liam eram violentos para mim. Mas já na 11ª classe quando a professora mandou-me ler e resumir o capítulo Damboya do livro Ualalapi, interessei-me pela literatura moçambicana por ligar-se de certa forma a mim. Dali li não só aquele capítulo mas todo o livro e procurei outros livros de autores moçambicanos. Deu-se um verdadeiro turning point. Também passei a ler com mais gosto.  


4. Que livro está no teu travesseiro? 


Estou agora a ler O bebedor de Horizontes, de Mia Couto. Estou lendo em simultâneo Os ângulos da casa (poesia), de Hirondina Joshua.


Almeida Cumbane

5. Que livro não conseguiste terminar de ler? Porquê?


Um dos livros que não terminei de ler é Caim, de José Saramago, simplesmente porque era emprestado e tive que sair transferido de onde trabalhava e deixei o livro lá.


Mas há vários (difícil dizer os títulos agora mas eram livros de policiais, de espionagem e histórias do Texas dos cowboys). Não conseguia terminar muitos livros e eles tinham metas para devolver e levar outros. 


6. Sugira um livro para se ler antes de morrer (por que ler esse livro?).


Sugiro o livro Pai rico, Pai Pobre, de  Robert Kiyosak.  É um livro sobre economia  individual, que embora não traga fórmulas infalíveis ajuda-nos a reflectir sobre a forma como guiamos nossas finanças e bens. Gosto também da construção do livro porque trata de assuntos que de princípio são “chatos de ler”, de uma forma muito didáctica e divertida. 


Guião de entrevista: Alerto Bia

Redacção: F. A. Chaúque

Revisão: Daúde Amade


Leia também: GALÁXIA DOS LIVROS - Episódio 2 - Ernestinoo Maute AQUI

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem