GALÁXIA DOS LIVROS - Episódio 2 - Ernestino Maute


GALÁXIA DOS LIVROS - Episódio 2 - Ernestino Maute

GALÁXIA DOS LIVROS - Episódio 2 - Ernestinoo Maute
Ernestino Maute


Ernestino Maute, nas suas próprias palavras, nasceu na primeira república, em plena aurora de um dia: em 85. Guarda no alcatrão da memória a sua infância passada à beira de uma linha férrea, em casa dos seus avós. Estudou Ensino de Português na Universidade Eduardo Mondlane, mas antes tinha feito com sucesso o terceiro ano do curso de Literatura Moçambicana, na mesma Universidade.

 Em 2016 experimentou-se num caderno em forma de antologia, intitulado “Desenha-me a tua liberdade”, para posteriormente vencer o 2º Concurso Literário Alcance Editores que lhe permitiu editar e publicar “ Cicatrizes e Uma Alma Reclusa”, em 2018. É docente de língua portuguesa na Escola Secundária da Matola. É amante de livros e é com ele que, sobre eles, nesta ocasião, conversamos.

1. Como a leitura (livro) chega ao teu coração?

A leitura chegou-me quando ingressei pela primeira vez na escola, através de gravuras/banda desenhada.

2. Ainda te lembras do primeiro livro (ou texto) que leste (qual)?

Manual de aluno, Língua Portuguesa, 1ª Classe. Um livro repleto de textos imagéticos. Esse foi o meu ponto de partida para a palavra escrita. E muito mais tarde, descubro as obras literárias, contudo não me lembro da inicial, apenas retenho um episódio memorável: - na nossa casa usávamos latrina; e como não nos era acessível adquirir o papel higiénico, a minha mãe trazia de um apartamento, no Prédio Intimane, no Alto Maé, onde era empregada doméstica, uma pilha de jornais antigos. Certo dia, entrei na casa de banho. Agachei-me na latrina. Pus-me a ler em voz audível um jornal. E ela, que se encontrava a lavar a roupa próximo do local, vociferou em changana: mwananga utahlanya hikulerha axikoti (Meu filho, vais enlouquecer por ler na casa de banho), disso me lembro!

3. Qual livro é que mudou o teu horizonte (a tua vida)? Porquê?

Foi um texto que mudou a minha vida: Metamorfose, de Carlos Patraquim. É um poemanço eterno; de beleza e contundência invulgares. Lê-lo é como fazer o sinal da cruz no meio de uma hecatombe. A poesia mudou o meu horizonte. Foi através dela que percebi a nobreza da literatura e da vida!

4. Que livro está no teu travesseiro?

“a morte e a morte de quincas berro dágua”, do fabuloso e atemporal escritor, Jorge Amado. É uma extraordinária Novela.

5. Que livro não conseguiste terminar de ler? Porquê?

Cicatrizes e Uma Alma Reclusa, meu primeiro livro, o primogénito sonho, pois ainda precisava de contemplá-lo quando saiu-me das mãos para o prelo. É bom que se entenda, não estou a reduzir o valor da obra, pelo contrário, a mesma significa muito para mim.

6. Sugira um livro para se ler antes de morrer (por que ler esse livro?)

É-me deveras difícil sugerir a leitura de apenas um livro, sabe à injustiça, por isso gostava que as pessoas lessem todas as obras em sua posse, mas é quase sagrado, como um crente perpassa os dedos sobre as estações do terço, ler os seguintes: Orgia dos Loucos, de Ungulani Ba Ka Kosa; Terra Sonâmbula, de Mia Couto; Niketche, de Paulina Chiziane; Rabhia, de Lucílio Manjate; Mundo Grave, de Pedro Pereira Lopes; O Regresso do Morto, de Suleimane Cassamo; Até Amanhã Coração, de Eduardo White; A Reinvenção do ser e a dor da pedra, de Armando Artur; Para Uma Cartografia da Noite, de Álvaro Taruma; A Descrição das Sombras, de Macvildo Bonde; O Campo de Areia, de Léo Cote; Os Ângulos da Casa, da Hirondia Joshua; O Lugar das ilhas, da Sónia Sultuane; Ferramentas para desmontar a noite, de Japone Arijuana; A Pedagogia da Ausência, de Amosse Mucavele; Cada Um Em Mim, de Nelson Lineu; Cães à Estrada e Poetas à Morgue, da Deusa d’África; Os Poros da Concha, de Sangare Okapi; O Silêncio da Pele, de Otildo Guido, entre outros. Mas para não escamotear o interesse supremo da pergunta em causa, sugiro Cronicontos da Cabeça do Velho, de Adelino Albano Luís. É uma estreia estrondosa!

Guião de entrevista: Alerto Bia

Redacção: F. A. Chaúque

Revisão: Daúde Amade


Leia o Primeiro Episódio da GALÁXIA DOS LIVROS AQUI 

Leia outra entrevista ao Ernestino Maute AQUI



Fernando Absalão Chaúque

Professor, escritor, poeta e blogueiro. Licenciado em Ensino da Lingua Inglesa. Autor de ''Âncora no ventre do tempo'' (2019) e co-autor de ''Barca Oblonga'' (2022).

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem