• Nota Introdutória
O tema deste artigo é Tradição Vs Religião: Antepassados Ou Demónios? Este tema tem sido muito polémico em alguns debates televisivos e por ai fora. Embora não sejam debates que discutem concretamente em torno do tema citado denotam-se opiniões e argumentos com base nos termos: ANTEPASSADOS E DEMÓNIOS. Este facto contribui para a falta de unidade no que concerne às raízes de ideias ou crenças, criando, consequentemente, discussões nas nossas camadas sociais e até guerras entre famílias.
Mas para quê tocar neste assunto? Como é norma, não defendemos algo sem termos estudado antes ou até mesmo sem provas. Trago aqui apenas uma base de reflexão, a bíblia, isto é, não irei recorrer a um outro meio sagrado para representar a religião, e para representar a tradição, irei tocar nas cerimónias (sem especificar quais porque nem todas ocorrem com a participação de espíritas ou curandeiros); porém, é um facto que algumas ocorrem com a presença deles para invocarem os antepassados, que muitas vezes se fazem "fisicamente" presentes no corpo de outrem.
Na realidade, já nos deparamos com vários casos, mas cada pessoa baseia-se no que acredita, alguns abdicam-se de crer na existência deste facto, e outros são até mais radicais quando se trata de avaliar tais factos que a sociedade dificilmente pode apagar.
• Contextualização
Sem mais delongas! Quando a questão é "ANTEPASSADOS OU DEMÓNIOS?", devemos olhar cautelosamente para a história em si, buscar meios espirituais e científicos para poder entender esta que é a dúvida de muitos e a certeza de alguns, dependendo de que ceita estes proferem. E não há meio tão rico em história que a bíblia, que prevalece há mais de mil anos e ainda tem ajudado o homem a desvendar diversos segredos.
• Os antepassados podem alguma coisa na terra?
"[...]mas os mortos nada sabem; para eles não haverá mais recompensa, e já não se tem lembrança deles. Para eles o amor, o ódio e a inveja há muito desapareceram; nunca mais terão parte em nada do que acontece debaixo do sol." Eclesiastas 9:5-6
Bible By dreamstime.com |
A bíblia testemunha em vários versículos que os mortos já não têm nenhuma influência sobre os vivos. Se seguirmos este raciocínio podemos crer naturalmente que não tem sido os antepassados que provocam distúrbios em nossas famílias. Todavia, as obras por eles deixadas podem influenciar negativamente no presente ou futuro da família. Isso pode acontecer porque os nossos antepassados ainda em vida não souberam seguir ou tomar decisões certas, o que é comum. Mas, está claro que depois da morte, nada mais podem fazer para eles e muito menos contra os vivos.
• A astúcia de Satanás e os seus servos (os demónios).
Isto pode até ferir sensibilidades, mas a verdade não deve ficar de baixo do tapete e continuar misteriosamente a ceifar vidas.
Quando um indivíduo nasce, nasce pela graça e misericórdia de Deus. ELE protege a todos nós e vivemos graças ao amor incondicional do seu filho JESUS que morreu por nós na cruz.
Há, no entanto, algumas questões que devem ser respondidas:
Será que as pessoas falam com os mortos ou vice-versa? E se falam, como dizem que a voz é tal e qual a do antepassado mesmo falando através de uma outra pessoa?
Caro leitor, perceber e responder as questões acima citadas é simples quanto arrancar doce de uma criança.
Vamos à explicação: quando nascemos, como já havia dito, nascemos com a protecção divina e com um inimigo já preparado para armar das suas, e este cresce connosco! Isto é, cada um tem um demónio que o persegue, por isso é importante buscar a protecção divina (Deus). Depois de nascido, o bebé, vai crescendo, se torna um jovem, adulto e até idoso se Deus misericordioso permitir-lhe alcançar esta fase da vida.
Agora me responda o seguinte: quantos anos o demónio ficou a tentar este idoso? Quantas coisas o demónio aprendeu deste idoso? Será que não sabe o que ele, gosta, como fala, etc?
Diz o ditado: " Quem joga fora do campo vê melhor", e me atrevo a dizer que os demónios nos conhecem melhor que nós mesmos nos conhecemos, o que nos torna fáceis de enganar, porém, só se engana que não tem o Espírito Santo em sua vida (quem não segue a palavra de Jesus e rejeita a bíblia).
Os antepassados já fizeram a sua parte, nada podem fazer hoje. Tome cuidado e não se deixe enganar.
• Considerações finais
Não vim mudar a mente e nem a crença de ninguém, vim partilhar a verdade que me foi incumbida pelo divino, por meio do seu servo e demais servos, pela sua deveras misericórdia que tem para comigo e demais irmãos, "QUE OUÇA QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR, NAO VOS ESTRIBES NO VOSSO PRÓPRIO ENTENDIMENTO".
Podemos ler esses conselhos em Provérbios 3:7 e Apocalipse 2:7, a bíblia diz mais: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu (Deus) te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu (Deus) me esquecerei dos teus filhos." Oseias 4:6.
A Paz à todos! Jesus é o nosso advogado. O inimigo nada pode com os que são protegidos por Ele.
Escrito por: Mauro José da Silva