10 Poemas Sobre a Infância das Coisas - Britos Baptista

 

10 Poemas Sobre a Infância das Coisas - Britos Baptista
Painting de @new_and_abstract/instagram


1.

À infância das coisas


Os olhos 

da casa

levam a lua

à infância 

da porta.

os pés 

da voz 

sobem 

as escadas 

do vento.

o sol voa

para dentro

do poema.


2.

Ao meu amor


Amor nasce 

no tecto

do verbo 

luar.

amor mora 

na alma 

da esquerda asa

do peito.

amor morre

no pulsar 

da água

no peito no leito

do fogo


@new_and_abstract 

3.

Aos meus irmãos


Das pupilas 

do céu,

tomba a luz 

da casa 

o chão 

das sombras.

das mãos 

do rio,

voa a nudez 

do barco


4.

Ao meu anjo


Nos olhos 

do rio 

busco sombra

do vento

na tua fotografia

habita futuro toque

destas mãos

minhas

tuas


5.

Aos meus poetas


Anoiteci-me

tudo ficou mais claro

nos grãos de escuridão  

que me caíam da mão

ao peito da lua

@new_and_abstract 

6.

Aos meus amigos


A lua

às vezes 

sobe horizontal

ao mundo do céu


às vezes 

desce vertical

para dentro de mim


na lua


às vezes 

me inscrevo a olho nu


às vezes 

me escrevo nas vestes

das mãos


7.

À minha Mãe


Luz

na polpa deste poema

só me lembra suor

do tuas mãos

mãe


8.

Às cores do vento


Há saibro 

nos bolsos

das calças pretas 

que me levam 

de volta

aos labirintos 

da infância

@new_and_abstract 


9.

A mim próprio


Então

deus segura 

minha mão

ele

tem o céu 

dos meus olhos

nos bolsos

juntos 

trilhamos alma 

do caminho

mas 

só ele sabe 

para que abismo 

vamos


10.

Ao meu amor


Então

deixe-me 

agora 

pentear 

salgados

cabelos

do teu mar!

***



Britos Baptista, moçambicano, nascido no distrito de Mocuba, na província da Zambézia, em 29 de Março de 1992. É professor. É tradutor e Intérprete Ajuramentado de Francês/Português e Vice-versa. É licenciado pela UEM (Universidade Eduardo Mondlane). É escritor e poeta. É membro da AMOJOF (Associação Moçambicana dos Jovens Francófonos) e da AEZA (Associação dos Escritores da Zambézia). É Coordenador do Clube do Livro de Quelimane. Foi um dos vencedores do concurso de Poesia Desenha-me A Tua Liberdade, em 2016. Participou na Antologia Poética Melhores Novos Poetas Africanos, em 2016 e na colectânea de poesiaDesenha-me A Tua Liberdade, no mesmo ano. Foi segundo classificado, no concurso de Poesia Printemps Des Poètes, em 2019. Participou na Coletânea de Prosa 19 cartas para a covid-19, organizada pela Xitende, e publicada pela Oleba Editores, em 2020.


Paintings de @new_and_abstract instagram

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem