Marketing na era do Diz e Tal: um desafio para os vendedores online



A internet é uma ferramenta que impulsiona demasiadamente os negócios no mundo empresarial. Actualmente, os ditos Influenciers digitais, encontraram na internet uma oportunidade para ganhar benefícios. Não só estes. Também um cidadão comum olha a internet como forma de publicitar bens para o comércio ou troca. Quem de vós não tem um amigo que expõe bens nas suas redes (status de whatsapp, facebook, instagram, etc)? Portanto, a funcionalidade da internet não limita-se apenas as pesquisas. Ela já tornou-se um meio de propaganda e publicidade. As lojas já dispõem de páginas de internet onde fazem suas promoções. As lojas fixas estão sendo substituídas por um novo espaço de actuação. Estudiosos profetizam que a maiorias das vendas futuras serão feitas através da internet. Pois bem, vocês não acham que o futuro é agora?

Eu estou convicto que o cibermarketing irá alterar o marketing tradicional, quando a pesquisa de mercado é feita de forma tradicional, as perguntas e respostas são feitas antes do consumo, e na maioria das vezes, os entrevistados dão sua resposta objectivando causar alguma impressão. 

No cibermarketing, é possível conhecer os hábitos reais de consumo, através do comportamento de compra e de navegação do consumidor. Os clientes deixam registado quanto tempo permaneceram no site, o que visitaram, quais os assuntos do seu interesse, o que compraram, entre outras informações relevantes para o pesquisador. Um exemplo concreto disto que estou a falar é notável quando você entra no site de Befoward para pesquisar um determinado modelo de carro, basta deixar ficar seu e-mail, diariamente serão enviadas as mensagens sobre o carro pesquisado.  

Portanto, Com o marketing virtual, existem infinitas estratégias que podem ser utilizadas como ferramentas de marketing na internet, a fim de obter maior eficácia na busca de novos caminhos para se comunicar com o público. Sua capacidade de surpreender provém de cinco fortes tendências inovadoras: interacção, relacionamento, mobilidade, agilidade e tecnologia.

Ademais, a nossa era é do Diz e Tal, isto para significar que existem alguns ditadores de tendências. Basta uma figura pública ou um influencier digital falar de um produto que vamos aderir. Então, o Tal fulano famoso Diz que caldo Benny é bom, consequentemente vamos aderir. 

Saindo dos aspectos contextuais, o texto pretende estabelecer desafios para os vendedores online. Conforme foi dito no penúltimo paragrafo, os fazedores de negócios online precisam apostar nas cinco tendências: «interacção, relacionamento, mobilidade, agilidade e tecnologia.»

A primeira tendência é pouco ou é deficientemente usada, os vendedores online são muitas das vezes desrespeitosos. Sem nenhuma permissão eles enviam um monte de fotos em whatsapp e consequente gasto de megas para quem recebe. O desafio que coloca-se, tem a ver com interacção. Esta tendência é a chave de sucesso. «Comunica seu negócio sem precisar de aborrecer os outros. Fale, convença, personalize suas mensagens de propaganda, peça permissão para enviar seus produtos aos potenciais clientes.» 

A segunda tendência exige do vendedor online um «enamoramento» dos seus contactos. Não faz nenhum sentido, de repente ser comunicado um negócio por um indivíduo que nunca ou pouco fala consigo. Só aparece para enviar fotografias do seu negócio acompanhadas por uma mensagem sem criatividade. 

A terceira tendência é, sem dúvida a desafiante, Os vendedores online precisam associar a mobilidade ao sacrifício. Isto é, no acto do comércio, devem poupar os seus clientes o pagamento de locomoção, ou, estrategicamente associar o valor da locomoção ao do produto e fazer entrega «grátis».   

E por fim, as duas últimas tendências são de domínio dos vendedores online, entretanto, eles precisam ampliar mais seus meios tecnológicos e apostar na criatividade da sua comunicação. Parece-me que todos vendedores online só apostam em fotografias como forma de comunicar seus produtos.   

NB: O termo «Diz e Tal» foi inspirado num dos artigos de Thiago Fonseca.


Abraços 

Fernando Banze

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