Perfeição é para os fracos - 6 Poemas de Álvaro dos Reis

Perfeição é para os fracos - 6 Poemas de Álvaro dos Reis



1.
Tudo é onda

Perfeição é para os fracos

Porque para o homem
Nascido da carne
Tem em si só aprendizagem.


O pensamento é uma vibração
E pensar é para os fortes

Que se fazem deuses
de toda criação

E os poetas
e outros artistas
são os loucos do mundo
porque são os únicos pensantes

E os outros?
os outros humanos
são apenas terra que volta ao pó
e nós que recriamos
vivemos e revivemos
porque compreendemos
que tudo é onda!

2.
O poeta é imortal
Eu nunca conheci alguém

que tenha sofrido como o poeta

E nunca vi um poeta
que alguma vez tenha sofrido



Eu nunca conheci alguém
Que excedesse a alegria de um poeta
porque um poeta é um verso

E no aqui e no agora
O poeta é um poema...

Um verso, é a alma esculpida
Um sussurrar dos deuses
Em seus ardentes sentimentos.
E um poema, é o fragmento
da canção entoada em acordes
harmonizadas no acto da criação
o viver e o reviver da vida

3.
SE ALGUM DIA…

Se algum dia
Mas se algum dia
A raiva que tens contra o amor arrefecer

Estarei esperando para te aquecer

E fazer de ti larga história de amor…


Se algum dia
Mas se algum dia
Teus olhos claros me olharem com compaixão
Minha alma encontrará consolação…

Se algum dia
Mas se algum dia
Sua imaculada boca corresponder ao que sinto
Jamais deixarei que caia em seu rosto pranto…

Se algum dia
Mas se algum dia
O riso que tens em sua face de pura castidade
Que ri sem mim e vir a rir em mim
Amor eterno, meus versos tem sua verdade…

Se algum dia
Mas se algum dia
O calor dos nossos corpos persuadir o amor
Não conhecerei novamente essa dor
Que vive em ti albergada em minha alma…




4.
ÊXTASE



Êxtase
Foi contemplar o riso dos seus lábios
Admirar os encantos dos seus olhos reluzentes

Escutar o cântico melódico da sua voz envolvente

E ressentir em mim a vida fluir

O coração palpitar…

Êxtase
Foi sentir o aroma do seu perfume
Envolvendo-me em cada respiração
Criando em minha alma total inspiração
Das frases eternas, divinamente merecidas
Saírem dos meus lábios profanos…

Êxtase
Foi sonhar-te…
Sonhar-te completamente em meu leito
A sussurrar em seus ouvidos
palavras obscenas da intimidade
que no meu jugo,
incendiavam a matéria flamejante
da minha alma totalmente perdida
no labirinto das suas curvas celestiais.

Êxtase
Foi a aproximação dos nossos lábios
Que me dissolvia como substância
Perfeitamente inflamável pela paixão



5.
VERSOS DA MINHA SAUDADE


Pensamentos pensados
De um templo num tempo passado
Nessa noite, são recordados

Cheios de sois, versos dispersos.



Nessa Noite

Que minha boca não ousa
Pronunciar o nome da amada
Meu coração que ama e que chora
Não exige retorno, nem contorno
Dos favores dessa deusa
Que o meu verso embeleza
Embriagado na natureza
Dos seus encantos de alteza

Nessa Noite
Que no silêncio do meu ser
Na solidão da minha alma que ama
Escrevi ela em mim, o meu poema
Versos diversos e dispersos
Versos molhados e excitados
Versos cobertos e encobertos
De puro amor dos enamorados!

Escrevi… Sim, escrevi somente versos
Dos encantos de uma mulher
Versos e mais versos
Transbordaram em minha enlouquecida versátil
Versos da minha saudade!

6.
A VIDA TORNOU-SE ILUSÃO


Estou aqui agora, depois estou ali ou lá. . .

O sol vira e volta novamente,
O dia cobre-se de manto de escuridão
Tão claro que fica, chamamos noite.

Depois vem a luz e, tudo se repete.


Porque choro já não sei,

e nem quero saber. . .
Quando me alegro, tenho a tristeza escondida,
tudo é um ciclo, tudo é renovação
Ou então mais dura e real ilusão. . .

Quão grave foi meu erro,
De uma vida passada se existiu,
Ou pagamos pelos nossos antepassados
Ou será condição da vida tudo isso?

Tenho o coração na minha mão,
Não sei se é isso viver,
No rosto rola uma lágrima sem razão
A alma sente frio aquecendo-o de medo
Não quero desprezar a vida,
Quero paz eterna que da sepultura.
Meus olhos cansaram de ver
Alegrias tristes e tristezas alegres.

Do amor fui escravo eterno,
Andei colhendo suas rosas,
E isso foi também minha decepção.
Que esperança poderei ter,
Quem me ensinará a viver?
Estou aflito em minha busca,
Verdade que seja verdadeira,
Meu grito não basta ao mundo
Mais que ilustres desta terra
Aos seres celestes entrego minha prece.

[fotos de @_beppe14 ; t@hescream_art ; @erikminter] - Instagram. 

Por Álvaro dos Reis

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem