O vendedor de crédito (Capítulo 4)


 Leia o Capítulo 3 aqui

- Do Pedro? - Perguntou Arsénio, com os batimentos cardíacos acelerados e descrente do que estava a ouvir.

- Sim, estou grávida dele, preciso da tua ajuda para abortar ou minha vida estará acabada.
Aquela notícia veio como um balde de água fria para Arsénio, que permaneceu calado e imóvel enquanto contavam-lhe o sucedido.

- Eu não vou te ajudar a abortar, vais contar tudo a tua tia.

- Não acredito que você também vai me abandonar, falou ela já sem chão.

- Muito pelo contrário, se quiseres eu me apresento e assumo a gravidez.

- Como assim vais assumir? Se isso acontecer serei mandada de volta para casa morar com minhas irmãs, vou parar de estudar e não vou fazer a Décima segunda.

- Se quiseres caso-me contigo e moramos juntos, registamos em meu nome, assim nada se estraga.

- Claro que se estraga, eu deixei meu namorado no povoado, como ele fica?

Arsénio respirou fundo e disse, acho que tua tia já deve estar a voltar a esta hora, melhor eu ir embora, fique a pensar, amanhã me dizes o que decidiste.

E mesmo antes de ele chegar a porta para sair, ela disse:

-Vou me casar contigo. Mas com a condição do filho nunca saber o que aconteceu.

Visivelmente feliz com a decisão dela, Arsénio disse:

- Então ficarei aqui a espera da tua tia e acabamos de vez com essa história.

Estava tudo a acontecer muito rápido, e Isaura pensou em desistir da ideia mas já era tarde demais, a tia chegou e Arsénio estava determinado a encará-la e a assumir as consequências da conversa.

- Tia Joana, Arsénio veio até aqui para conversar com titia - Disse Isaura toda trémula.

- Você é aquele colega dela que veio pedir autorização para levá-la a festa da turma daquela vez, estou a reconhecer a tua cara, vamos directo ao ponto, o que se passa?

- Senhora Joana, desculpa por aparecer assim sem avisar, é que não queria que soubesses por outra pessoa, mas o certo é que Isaura está grávida, eu sou o pai, e estou aqui para assumir a responsabilidade pelo que fizemos.

- Isaura, é verdade o que ele está a dizer?

- Sim, titia - respondeu quase sem voz.

- Como achas que vou explicar isto? As tuas irmãs hão-de me olhar mal, e a tua escola como fica? - Olhou para Arsénio irada e disse: Jovem, trate de trazer teus pais aqui.

O clima ficou tenso e o jovem casal viu-se sem saída.

- Está bem, tia Joana, vou falar com meus pais.

- Não me chames de Tia, eu não sou tua tia.

- Desculpa, Dona Joana, farei o possível para eles estarem aqui amanhã.

- Isaura vá já para o quarto, falamos amanhã quando eles chegarem.

Naquela mesma noite, Arsénio contou aos pais que eles seriam avôs, e estavam a ser convocados pela Tia da moça para acertarem alguns pontos.

A ideia de Arsénio era casar e morar com a sua amada. No dia seguinte, de tarde, os pais de Arsénio estavam em casa de Isaura. Feitas as apresentações, a conversa começou.

Continua…

Rito Nobre


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem