O meu anel ficaria melhor em ti


O meu anel ficaria melhor em ti
Source Here

À Sônia.


Existem mulheres que os outros amam e simplesmente com elas transamos, as que amamos, os outros simplesmente com elas transam. Existem as que oferecemos anéis, telefones, carros, bebidas, viagens, passeios, raras jóias e belas palavras. Na verdade damos à todas. Todas recebem e merecem receber. A lógica do amor esta em dar e receber, a ciência da enganação está em simplesmente dar. Dar por isto e aquilo, dar por que se pede, dar por que temos que dar. Dar por pena. Por convicção. Dar simplesmente sem comprometimento. E a responsabilidade do dar está em quem sabe o valor do dar. Por que dá por ser preciso. Por ser necessário. Dá a alma, o corpo, a carne. Dá o que não se compra. Dá o amor, a luz, a esperança, o sonho e dá a sinceridade. Os outros dão a cabeça abaixo, dão a perna. Dão sem compaixão. Uns recebem. Na verdade todos dados querem receber. Nós recebemos das que nos dão. Damos também. Sem compromisso. 

Enquanto as outras recebem de nós, as outras recebem dos outros. As nossas amantes são esposas dos outros. As nossas esposas são amantes dos outros e se não são, são pretendes de qualquer um. A mulher minha é sua. Não exactamente no sentido literal. É minha esposa, sua irmã, minha irmã sua esposa, sua amante, meu amor, seu amor, meu amante, sua mãe, esposa de outro. Minha tia amante de alguém.


Na vida cada um tem o que lhe merece. Outras simplesmente são amantes porque lhe merece o atributo de amantes. As esposas são esposas porque assim podem ser. Sem ciência e lógica, a gente se serve do servido. Do que nos é dado. Bem a mal, somos  donos do nosso nariz. E para ser sincero, tudo o que é dele em ti fica mal. Dá nojo. O anel que ostentas no dedo, tem mais de solidão que amor. Não digo do sorriso que finges quando com ele estás. Vais dizer que é inveja, ou talvez ciúmes da minha parte. Diga-me que minto, a marca do meu beijo era mais verdadeira que a dele. Diga que minto, eras mais alegre, mais bela, mais linda, mais mulher do meu lado que dele. Diga que é mentira. Os nossos beijos, as nossas promessas, os nossos sonhos, tinham mais alma quando junto estávamos. E o pior é  que não vês que o meu anel ficaria melhor em ti. 

J. Mocumbe
Fernando Absalão Chaúque

Professor, escritor, poeta e blogueiro. Licenciado em Ensino da Lingua Inglesa. Autor de ''Âncora no ventre do tempo'' (2019) e co-autor de ''Barca Oblonga'' (2022).

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem