Entrevista com Soberano Mc – Ser rapper é viver a liberdade no seu verdadeiro sentido

Entrevista com Soberano Mc – Ser rapper é viver a liberdade no seu verdadeiro sentido 




RAP
FOR ME IS LIKE MAKING MOVIES,
TELLING STORIES,
 AND GETTING
THE EMOTIONS OF THE SONGS...
JAY Z


Quando se fala de boa música, especialmente do bom Rap e dos grandes rappers, compositores e artistas da Manhiça, Soberano MC é um nome que não falta na lista. Isto deve-se à sua persistência e à faculdade que ele tem de harmonizar as palavras por cima dum(a) instrumental e transmitir uma determinada mensagem da forma mais clara e concisa. Soberano, é um poeta nato, um MC completo, eloquente, consciente, e, segundo a linguagem "hiphopiana" é um grande "liricista".

Na nossa sociedade ainda existem pessoas que carregam preconceitos para com os fazedores do Rap. Falo dos que olham para um rapper e dizem: "é um maluco, desocupado, frustrado e marginal", mas Soberano é a prova que esses estereótipos, muitas vezes não são dotados de verdades. Aliás, ele afirma categoricamente que ser rapper é viver a liberdade no seu verdadeiro sentido, é saber ter disciplina e ter habilidade de explorar os horizontes da imaginação que transcendem o que pode ser visto somente a olho nu.

O nosso entrevistado, deixou-se conhecer como músico não como um simples "fazedor de rap", pois, segundo ele, é com base na música que expressa os sentimentos e luta para dar visão a todos que o escutam.

 Na esfera musical, um dos seus grandes objectivos é engrandecer a música local e leva-la além fronteiras, porém, antes disso com a força das rimas pretende inspirar, ensinar, educar, fazer com que os seus admiradores prosperem, melhorem o seu "status de vida" e optem pela atitude positiva para com ela. Com este posicionamento o rapper parece-me concordar com o músico Bono quando diz: 1"A música pode mudar o mundo porque pode mudar as pessoas". Afinal de contas, a música não serve só para agradar os tímpanos, fazer vibrar o esqueleto e encantar as nossas almas, é também um canal de difusão de conhecimento.

Caro(a) leitor(a), esta entrevista pretende descrever a relação que existe entre Soberano MC e a música. Também, pretende caracterizar a sua trajectória e as suas obras...

Boa leitura!!

Entrevista com Soberano Mc – Ser rapper é viver a liberdade no seu verdadeiro sentido
Soberano Mc



Fernando Absalão Chaúque (F.A.C) - Soberano Mc, como e quando a música surgiu na sua vida?
Soberano MC (SMC) - Primeiramente, a música surgiu na minha vida como um simples "Hobby". Na verdade, a música sempre fez parte do meu meio social... ya, e isso acabou me influenciando bastante, pois desde "puto" sempre estive rodeado de pessoas que amam a música, por exemplo, os meus irmãos mais velhos também são "rappers". Cresci ouvindo Fat Joe, Snoop, Jay Z, R. Kelly e outros.
Apesar do meio social no qual cresci, a música só veia a surgir na minha vida dum modo consciente (rsrsrsrsrsrs) em 2005 quando ganhei mais afecto pela cultura hip hop e comecei a compor os meus versos em 2007 mas só comecei a gravar em 2011.

F.A.C - Ainda se lembra de quando, qual e onde gravou a sua primeira música??
SMC- Gravei no estúdio do produtor Billy Ray em 2011, o título da música foi "arrumem vossas botas". Esta é a primeira como artista assumido, mas já tinha outras sem serem coisas sérias.

FAC - O que seria se não fosse músico/rapper?
SMC - seria um soldado ou algo relacionado a isso, porque eu sempre tive gosto de exercer trabalhos nos quais põe-se mais o funcionamento físico, a prática (....), ou a pessoa acorda e não se limita a ficar num escritório, mas sim - acorda e volta para casa cansado por um motivo que a pessoa sentiu na pele. Como posso explicar isso??? Um serviço que exige aquela comunicação de trabalho e ser... eu acho que é mais ou menos por aí!!!

F.A.C - O que você espera conseguir com sua música?
SMC - espero ganhar respeito, amor ao próximo, orgulho dos que acreditaram em mim e sustento próprio.

F.A.C- Qual é o motivo de assinar como " Soberano MC - Optimus prime"?
SMC - Sobererano Mc, nome artístico, Optimus Prime é alcunha que me atribuí devido ao lançamento do filme "transformers" que retrata uma história que me inspira, e o líder é o "Optimus Prime"

F.A.C- Será que existe alguma semelhança entre o Optimus do filme e o rapper? Qual é?
SMC - Sim, existe. A semelhança que existe é na parte da determinação e propósito de salvar a sua era, e eu me espelho nisso, dar visão, entretendo mas transmitindo a mensagem "do bem".

F.A.C - Qual é a sua principal inspiração para escrever?
SMC - Minha inspiração é a fusão dos fazedores de bom rap, os destacados como os que mais me inspiram são: Vinnie Paz, Jay Z, Kendrick Lamar, Duas caras, Flash Enncy [mas somente de 2010 para baixo].

FAC - Quantos e quais CDS Soberano MC tem no mercado?
SMC - yeah...CDS já tenho desde 2014, a primeira obra que lancei intitulada Regência Verbal (2014) não é um trabalho discográfico propriamente dito mas sim, estava somente disponível para a plataforma digital. Considera-se como uma obra, porém só tenho duas obras discográficas disponíveis em físico: Longa metragem e Submundo.

F.A.C - O último CD que lançou é intitulado ‘’Submundo’’. Diga, o que retrata ‘’Submundo’’ ou qual é o conteúdo que pode ser consumido através deste CD?
SMC - ... geralmente os meus temas retratam o que não pode ser percebido somente pela semântica das Palavras. Em Submundo estão lá faixas que retratam sentimentos como superação, perdas, e também o que em linguagem do hip-hop chamamos de "street Knowledge" [a inteligência da rua]. Ademais, Submundo retrata a visão[…] este CD é Submundo porque expõe aquilo que é uma vida presa nos recônditos do mundo, mas que com o tempo vai atingindo e superando as suas expectativas. Não é no sentido vulgar de ‘’Submundo’’, onde só se encontra maldade, ruínas e tudo mais, não; Submundo retrata uma vida que está arruinada mas que com o tempo consegue florescer e consegue atingir os seus objectivos.

F.A.C- Acredito que existem muitos fãs ou seguidores que ainda não têm este CD, então, onde e como pode-se adquirir ‘’Submundo’’?
SMC - humm... quanto a isso, o CD Submundo é de fácil acesso mas agora em físico não está disponível, talvez futuramente poderá estar. Agora podem baixar nas plataformas digitais, no meu Facebook Soberano MC, na página Soberano MC Fan club, na página da Bad Dream Gang e no meu blogue oficial: www.soberanno-mc.blogspot.com . Em físico brevemente poderei disponibilizar.


F.A.C - Quais são ou quais foram os momentos mais altos e marcantes na sua carreira como músico, rapper, desde o seu início até então?
SMC - Yeah... mais altos como tal não diria, talvez momentos mais marcantes. Para mim algo marcante não é somente algo bom, é o que fica registado ou trouxe-nos uma forte emoção. Para mim algo que não posso esquecer é a superação que eu tive perante muito obstáculos que surgiram nesta caminhada, também ter conseguido atingir os meus objectivos, as minhas metas traçadas. Eu sempre trabalhei com metas por atingir. Em cada ano as obras que tirei ou que tiro não aparecem espontaneamente, acontecem porque previamente fiz um plano. Lembro que quando lancei Regência Verbal não tive tanta aceitação porque as pessoas ainda não me conheciam como rapper. Mas em 2015 [acho que isso foi nos finais de Novembro ou Dezembro já não me lembro com precisão] quando lancei Longa Metragem foi aí que as pessoas ficaram a conhecer Soberano MC, e por onde andava muitos me abraçavam e já tinha admiradores assim como ouvintes já atentos aos meus novos ou futuros trabalhos. Daí ganhei mais força e até consegui ser reconhecido por académicos que tem o verdadeiro domínio da matéria "o que é mais gratificante", também consegui entrevistas, até hoje estou a ser entrevistado pelo meu grande homem que nunca tinha pensado que um dia pudesse me entrevistar, também está sendo algo muito marcante. (rsrsrs)

FAC- Ter ido a TV não foi um momento marcante??
SMC - Não, ter ido a TV não foi um momento marcante porque é algo que eu já tinha planejado com tendência de conseguir algo ou firmar aquilo que é o meu nome no mercado. Teria sido marcante se depois de ter ido a TV tivesse ganhado patrocínios. Em suma, marcante foi (rsrs) só que não foi de grande impacto, diria assim…

F.A.C - Será que Soberano MC partilha a mesma perspectiva que ‘’é preciso ser persistente para ser um artista que veio para ficar, um artista fiel aos seus fãs e que sempre se mantém na sua posição’’? Porque há artistas que surgem 'batem' só por uns dias e depois desaparecem.
SMC - Quanto à essa questão..., em primeiro lugar um artista quando quer se expor ao Mercado da música deve primeiro saber e se perguntar "por quê?", "para quê?" está na música. (?) Se alguém está na música simplesmente por hobby que saia porque não irá levar muito tempo. Não estar na música só porque viu um outro e admirou e acha que tem capacidade para fazer e fez não chegará a atingir as suas expectativas. Digo isso porque música não é só lançar CD ter seguidores ou fãs, em primeiro lugar há necessidade de ter um sentimento profundo pela própria música; as pessoas pensam que escrevo porque gosto de estar no estúdio ou a trabalhar sempre, nada disso, faço-o porque me alivia, ou seja a minha composição ajuda a mim em primeiro lugar e depois a outros. Tu sabes bem que há momentos ou sentimentos que só cabem na música. Então, um artista deve ser perseverante, conhecer a motivação de estar aqui no "game" e saber também com quem irá se encontrar no game, porque muitos dizem: Soberano.... Isto mais aquilo, sabem muito criticar mas não sabem que ser Soberano no tempo em que estamos é muito complicado pois agora existem muitas labels, muitas clicks. Há muito estilo musical que é consumido e a concorrência é maior, temos os grandes de renome, o 2 Caras não facilita, os angolanos também não facilitam, o Azagaia, o Flash, os K7s, muitos. Com isso quero dizer que para ser artista neste nosso tempo não pode ser só por emoção deves saber ser perseverante, ter foco porque sempre existirão pessoas que irão te abalar, te desviar do seu caminho...

F.A.C- Quais são os novos projectos que Soberano MC tem?
SMC- Agora não tenho nenhum projecto diferente a não ser manter o ritmo [não sei se a isso chamaria de projecto] e sempre dar aquilo que os meus admiradores querem.

FAC- Para terminar, Defina Soberano MC em poucas palavras.
SMC - Soberano Mc é Jerson Jaime Macucule, rapper compositor com fortes princípios. Pessoa que duma certa forma tem os seus tempos, momentos, temperamentos, um indivíduo que tem o seu lado bom, o seu lado mau e sempre optou em andar com pessoas positivas que acreditam nos seus sonhos e pretendem realizá-los porque não basta sonhar... Soberano MC é assim sonha positivo. Porque às vezes reclamamos da vida enquanto temos muito dela; temos todos os membros do corpo, comemos, temos teto e temos condições para gravar etc., mas encontramos cantores cegos que saem da pobreza e fazem a vida com base na música. Então, Soberano é uma pessoa positiva e foca-se na vida e tem como objectivo explorar o melhor do se dom ou capacidade intelectual, e além de tudo aceita ser o que ele é no verdadeiro sentido.

Link para baixar o CD Longa Metragem: bit.ly/LongaMetragem2015
Link para baixar o CD Submundo: bit.ly/SubmundoEP2016



Referências:

  1. http://www.citador.pt/frases/a-musica-pode-mudar-o-mundo-porque-pode-mudar-as-bono-vox-19995


Fernando Absalão Chaúque

Professor, escritor, poeta e blogueiro. Licenciado em Ensino da Lingua Inglesa. Autor de ''Âncora no ventre do tempo'' (2019) e co-autor de ''Barca Oblonga'' (2022).

2 Comentários

  1. Gostei da Entrevista, eu vivi na Manhiça 3 meses a trabalho e mesmo não o conhecendo ouvi falar do Soberano Mc, a convite dum Nativo (Tiger) fui presenciar aos domingos os Battles locais nos quais o Soberano era apresentador. Força p sua Carreira

    ResponderEliminar
  2. Força aí MC. A música é parte que compõe a felicidade da vida.

    ResponderEliminar
Postagem Anterior Próxima Postagem