9 Perguntas essenciais que todo mundo deve se perguntar no final do ano

9 Perguntas essenciais que todo mundo deve se perguntar no final do ano*

 
9 Perguntas essenciais que todo mundo deve se perguntar no final do ano
Foto: Google



O grande filósofo Alan Watts disse: "...amanhã e os planos para o amanhã podem não ter nenhum significado a menos que tu estejas em pleno contacto com a realidade do presente, já que a vida acontece no presente e é somente no presente que você vive."

A segunda metade de Dezembro, naturalmente, coloca-nos em um estado de reflexão. Aparecem-nos perguntas que nos ajudam a decifrar como o ano passou, e se nós fizemos ou demos o nosso melhor.
Porém, raramente ou quase nunca exploramos esse estado de reflexão até ao máximo. É por isso que este ano você deve investir em algumas horas de reflexão e analisar tudo o que experimentou, alcançou e descobriu durante os últimos 12 meses, de modo a ter um perfeito término do ano.
Essas horas de reflexão poderão se tornar nas mais valiosas do ano, porque servirão de base para uma auto-avaliação profunda. Mas, primeiro tem algumas coisas que precisa ter em mente para que esteja completamente pronto a responder às 9 questões.

Orientações

Mantenha sua agenda limpa durante essas horas. Termine todas suas tarefas do dia, inclusive trabalho, reuniões e tente se apartar de tudo que lhe possa atrapalhar.
Tenha consigo um papel ou um caderno para tomar notas. Pode ficar em casa assim como pode sair e arranjar um sítio calmo. Pode levar consigo alimentos, etc., pôr aquela roupa que lhe faz sentir mais confortável e te ajuda a relaxar. Pôr aquela música que te anima e deixe-a tocar no fundo e lentamente começa a ler as perguntas que se seguem, pensar sobre elas e, em seguida, respondê-las.
Escreva tudo que vier à sua mente. Lembre-se, isto irá ajudá-lo a construir uma base perfeita para o próximo ano.

Vamos...

Nb: Ao responder à essas perguntas mesmo se lhe escapar algo, você pode voltar mais tarde e adicioná-lo.

1. Quais são as impressões gerais sobre o Ano?

Disse Buda: "O que você pensa, você se torna. O que você sente, você atrai. O que você imagina, cria."

Antes de entrarmos em detalhes, vamos falar sobre o seu sentimento para com o ano que finda. Quais são seus pensamentos sobre este ano?
Qual é o seu estado emocional actual quando você olha para trás?

Última questão neste ponto:
Se tivesse que descrever esses 12 meses anteriores, em uma frase, qual seria?

2.Que Eventos importantes aconteceram no ano que finda?

"Você não pode controlar todos os eventos que acontecem consigo, mas você pode decidir não ser reduzido por eles." - Maya Angelou

Primeiro, faça uma lista de todas coisas que se pode lembrar, tanto positivas como negativas.
Não há necessidade de manter tudo estruturado, mas não pare de escrever.
Pergunte a si mesmo - que evento, grande ou pequeno, irá se lembrar e falar dele daqui há cinco anos?

3. Que ganhos você teve neste ano?

"O sucesso significa fazer o melhor que conseguimos com aquilo que temos. O sucesso é o fazer, não o obter; é a tentativa, não o triunfo. O sucesso é um padrão pessoal, almejando ao mais alto que existe em nós, tornando-nos em tudo aquilo que podemos ser."- Zig Ziglar

Se por acaso tiver definido metas em algum momento, este é o momento de ver quais as que você realizou. Por agora, não se concentra em coisas que você não fez.

Que sucessos, realizações, vitórias aconteceram neste ano?

Pode ser qualquer coisa de família, relacionamentos, carreira, finanças, saúde, ou o crescimento pessoal. Tente imaginar cada um deles em detalhes.
Como você se sentiu ao pensar neles?

A última pergunta para este ponto é: que realização individual você mais se orgulha de ter atingido neste ano? E por quê?

4. Que desafios você enfrentou neste ano?

"Apenas aqueles que ousam falhar grandemente podem alcançar muito." - Robert F.Kennedy

O que não foi tão agradável neste ano? O que não conseguiu alcançar? Que ideias você tem que não aconteceram? Por quê? Quais foram os três ou quatro maiores desafios enfrentados, tanto na vida pessoal como na profissional?

Será que algum obstáculo fez com que não alcançasse os seus objectivos ou criou muitas desculpas esfarrapadas para não agir??

Este ponto não é tão agradável como o anterior, mas é importante estar ciente dos maiores desafios e erros que você teve neste ano.
Isto irá ajudá-lo a obter um retrato verdadeiro do ano que finda. Se você sentir vontade de saltar esta questão, pode fazê-lo, mas eu sugiro fortemente que você volte a ela e anote pelo menos uma coisa específica.


5. Que lições de vida aprendeu neste ano?

Até este ponto já deves ter em mente o que ocorreu bem e o que ocorreu mal durante o ano.
Quais são as lições mais importantes que você aprendeu em 2017? Não só isso, como você cresceu? Como se tornou mais sábio?

Além disso: quais das suas virtudes ou qualidades pessoais foram as mais úteis neste ano?

6. Quais são as pessoas que foram mais importantes na sua vida neste ano??

Pára e pensa sobre as pessoas que desempenharam um papel significante na sua vida neste ano enquanto humano. Não se limite a quanto tempo você gastou com eles, ou o quão perto eles estão. Talvez você teve uma incrível conversa com um estranho que te fez crescer, ou alguém que lhe ajudou quando muito precisava.

Este ponto vai te ajudar a compreender que mesmo que hoje em dia o contacto social é reduzido ao mínimo, coisas como uma autêntica ligação com um ser humano tem o poder de mudar o ano inteiro para o melhor.

Como de costume, uma pergunta para fechar o ponto:
Quem foi a pessoa número um em que poderias sempre confiar?

Quando tiveres isso em mente, o seu relacionamento com essa pessoa e qualquer outra em sua vida irá melhorar muito. Porque você vai ser grato, e isso irá se reflectir em seu relacionamento com eles.

7. Qual foi o seu estado mental mais comum neste ano?

Eu sei, é como uma montanha russa. As suas emoções sempre oscilam para cima e para baixo. E você se sente triste ora alegre. Isto é natural e vai acontecer ao longo de toda a vida.

Sylvester Stallone, no seu papel de Rocky Balboa, diz:
 "Deixe-me dizer-lhe algo que você já sabe. O mundo não é somente sol e arco-íris. É um lugar muito mesquinho e desagradável, e eu não me importo quão durão você é, ele vai bater em você, deixar-te em joelhos e mantê-lo lá permanentemente se você deixar.
Você, eu, nem ninguém vai bater tão duro como a vida. Mas não é sobre quão duro você bate. É sobre quão forte você pode ser atingido e continuar seguindo em frente. É assim que a vitória é conquistada!”

Assim é a vida, acho eu.

No entanto, tente concentrar-se nos estados mentais que foram positivos. Quais são? Emoção? Curiosidade? Entusiasmo? O que criou essas emoções em ti? Quando você esteve eufórico?
Tente pensar sobre os pequenos detalhes, porque isso vai ajudá-lo a aproveitar este momento. Assim sempre que você estiver para baixo, você sempre poderá voltar para um desses momentos de mudança da vida.

8. Qual é a diferença entre você no dia 1º de janeiro de 2017 e você agora?

Se tivesse que escrever uma breve biografia sobre você agora, o que você diria? Como você se descreveria? Qual é a melhor coisa sobre você? Pense sobre isso por um momento.
"Quando já não somos capazes de mudar uma situação, somos desafiados a mudar a nós mesmos." - Viktor E. Frankl

Como eras a cerca de um ano atrás? Quais são as principais diferenças?
Às vezes é difícil encontrar algo positivo para pensar sobre si mesmo. Especialmente se você teve um ano turbulento. No entanto, eu sei que você pode encontrar pelo menos uma coisa que é melhor hoje. Ele pode ser tão simples como: você tornou-se um melhor amigo ou um bom ouvinte.
Como alternativa, você aprendeu a dançar salsa, jogar o ukulele, ou aprendido três palavras de uma língua nova. Aprecie cada coisa.

9. De QuE Você está muito grato?

De vez em quando, você precisa parar e se lembrar de tudo o que você está grato, assim que o ano está no final este é um momento perfeito para fazê-lo.

Apenas uma pergunta para este ponto: O que, ou quem, você tem muito por agradecer neste ano?

Últimas palavras:

Este artigo foi feito para que você pudesse descobrir os acontecimentos que mais lhe marcaram neste ano. Estas coisas podem ser positivas, o que é óptimo. Eu espero que haja mais dessas.
Algumas vão ser negativas, e você pode se sentir um pouco para baixo, mas apenas o facto de que você está lendo isso, significa que você está disposto a expandir sua consciência e melhorar o seu desempenho no ano que vem.
A minha última sugestão é começar a pensar em como fazer melhor o que em 2017 não deu certo. E seria melhor que começasse agora a traçar novos objectivos que quer alcançar no ano que já está quase a iniciar.


*Texto de https://medium.com
https://medium.com ‘’9 essential questions everyone should ask themselves at the end of the year’’ , disponível em: https://medium.com/personal-growth/9-essential-questions-everyone-should-ask-themselves-at-the-end-of-the-year-63f5d845f955 . Último acesso em 28 de Dezembro de 2017

Tradução e interpretação de Fernando Absalao Chaúque

Revisão e edição de Daúde Amade
Fernando Absalão Chaúque

Professor, escritor, poeta e blogueiro. Licenciado em Ensino da Lingua Inglesa. Autor de ''Âncora no ventre do tempo'' (2019) e co-autor de ''Barca Oblonga'' (2022).

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem