A Prostituição na Cidade de Maputa por Sanjo Muchanga

A Prostituição na Cidade de Maputa por Sanjo Muchanga
A Prostituição na Cidade de Maputa



As viagens nocturnas trazem para a Cidade de Maputo outros nomes e vivências. Aquela cidade não permanece com o mesmo nome quando o dia empresta as horas a noite, sempre muda como se de camaleão se tratasse, que até chega a parece campeã das metamorfoses.


A minha opinião diverge com alguns senhores e viventes de lá, porque acreditam que permanece sempre Cidade de Maputo não importa o tempo e nem as horas, mas ainda insisto em dizer que há sempre mudanças, como quem vai ao banho e depois muda de roupa ou como quem vai para o serviço e na volta muda de rota. Aliás por mais uniforme a trajectória em Maputo também é assim a sua transformação para a Maputa.

As viagens que tive nos meses passados naquela cidade metamorfose, me levaram a descobrir que tudo muda menos as aparências. O que parece ser belo é sempre desconfiado porque não tem a beleza real. Mas o mais estranho disso, é de ter descoberto que a Cidade de Maputo de noite é Cidade de Maputa até ao raiar do sol, desde a famosa avenida 10 de Novembro, passando a Feira Popular até ao centro das bundas promocionais e corpos deformados oferecidos a custo de nada pelas prostitutas da Rua de Bagamoyo. Nessas viagens também descobri que não só Maputo  é Maputa como também descobri que quando se mudou os nomes de Lourenço Marques para Maputa, não se quebra os vestígios do tempo da escravatura sexual, onde as mulheres se instrumentalizam para alcançar as suas vontades.

Ora foi nessas vontades que também descobri que o Instituto de Propriedade Industrial também muda o seu nome para Instituto de Promoção Individual, sem quebrar a abreviação conhecida por IPI, o mais engraçado nessa instituição a sua Directora Geral não é nomeada pelo Ministro e nem pelo Presidente, mas sim é nomeada pela bravura e serventia do seu belo prazer sexual aos veteranos de Maputa. Por lá fiquei a saber que ate os altos comissários são clientes assíduos e são os primeiros a escolherem as temperaturas das prostitutas de qualidades, em segundo lugar os riquinhos e filhinhos dos dirigentes e empresários da pátria das vergonhas vistas nocturnas, depois um como eu e por fim o policia cinzentinho, uma vez que este gosta de tudo de graça em nome da lei. 


Em Maputa dizem que a prostituição é ilegal, mas isso não é verdade eles querem dizer que é VIP.





Sanjo Muchanga, nascido ao 4 de Março de 1986, em Moçambique, província de Maputo, residente na Cidade de Maputo, Bacharel em Teologia Livre, Administração de Recursos Humanos, Gastronomia Básica, Direito Administrativo, Literatura e Cinema pela Embaixada de Brasil em Moçambique. Participações em Antologias da Solar de Poetas, ALPAS, Entre o Fado e Samba II e Abrigo da Poesia, Colectânea Horizonte, Leveza da Alma, Som de Poetas, Antologia Fénix e Poetizar o Mundo, Revistas Literárias Trupe Reticencias em Versos, Folhinha Poética e Entrementes. Distinguido duas vezes pela Solar de Poetas e reconhecido pelo mérito pela Solar dos Poetas, Certificado pela Sociedade Mundial de Poetas pela participação na colectânea Leveza da Alma e pela Academia Virtual de Letras, Artes e Cultura, como Comendador da Embaixada da Poesia. Membro e criador do Movimento Literário Ensaísta Kamubukuane. Leitor da Associação de Escritores Moçambicano, Membro da Sociedade de Direitos de Autores – SOMAS, Membro da Associação Dante AD (Italiana) de Maputo, Membro do Centro Cultural Franco Moçambicano e Membro Honorário da Academia Virtual de Letras-AVL, autor de dois Livros de poesia 47 Poemas e Um Poeta e Deixe-me Escrever, este último participou do Prémio Miau vencedor em 1º lugar do prémio de conto LasVegas Master, vencedor em 3º lugar do prémio Casa da Cultura Brasil-Portugal, foi um dos 10 vencedores do Prémio Literário ICMA/CCFM 2016, Foi finalista do Prémio Kazuá com o seu livro Na Vespeira do São Valentim.
Fernando Absalão Chaúque

Professor, escritor, poeta e blogueiro. Licenciado em Ensino da Lingua Inglesa. Autor de ''Âncora no ventre do tempo'' (2019) e co-autor de ''Barca Oblonga'' (2022).

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem