A famosa abreviação crónica

A famosa abreviação crónica
A famosa abreviação crónica


A abreviação tem sido usada por uma boa parte dos jovens, e quanto mais ela é usada mais problemas ortográficos há. No meu entender, boa parte dos que fazem o uso da abreviação não sabem escrever de forma correcta. Passam mais tempo abreviando, e por não saberem o correcto, acabam escondendo-se por detrás dela.
E também, talvez por falta do hábito de leitura acabam escrevendo as palavras como as pronunciam. Já agora passo a citar exemplos de algumas palavras e as suas respectivas abreviações: "estou" por "xto" ou até "to", "novidades" por "9vdds", "quero" por "kero", "por que" por "pk". Aliás, certo dia um amigo conheceu uma jovem muito bonita e que por sua vez mandou-lhe uma msg no dia seguinte dizendo: "To a viri ti vizitari."
Este caso é notório tanto nas escolas como nas universidades, e isso não é algo bom. Desse jeito não tem como decrescer o índice de analfabetismo, visto que o uso da abreviação não dá a conhecer a forma correcta de se escrever. Os Einsteins da abreviação dizem que ela serve para minimizar o seu rico tempo, pois escrever correctamente é muito cansativo e, como consequência acabam não tendo uma boa aprendizagem, porque mesmo nos seus apontamentos, testes e até exames abreviam intensamente.
Ao invés de investirem nos livros e na sua leitura, investem mais nos megabytes a fim de se conectarem à Internet, neste caso, somente às redes sociais para verem "fofocas" e aqueles "vídeos proibidos". Muitos jovens conhecem o "facebook", o "pornhub" mas poucos conhecem o "Google Académico".
Muitos dizem que não tem como haver mudança e desenvolvimento em Moçambique. Mas como pode haver a tal mudança e desenvolvimento se ainda continuamos a usar a famosa abreviação crónica?
Diz um famoso ditado que cada pai ensina ao filho aquilo que sabe fazer. Será que é isso mesmo que queremos passar para outra geração?
Não?
Então está na hora de revertermos esta situação. É de salientar que a escrita é um dos elementos chave da comunicação e transmissão de conhecimento e, graças ao seu uso houve uma grande evolução até aos dias de hoje.
Saber escrever é ter a ferramenta necessária para o sucesso.




Escrito por: Mitó Dygueh




Fernando Absalão Chaúque

Professor, escritor, poeta e blogueiro. Licenciado em Ensino da Lingua Inglesa. Autor de ''Âncora no ventre do tempo'' (2019) e co-autor de ''Barca Oblonga'' (2022).

5 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem