Na noite da sexta-feira, 11 de Novembro, do ano em curso, na Casa Distrital de Cultura de Guijá, o Governo do Distrito supracitado homenageou o escritor Almeida Cumbane, natural de Maputo e residente naquele distrito da província de Gaza.
O governo achou oportuno homenagear o autor de Ilusão à primeira vista pelo seu empenho e contributo principalmente para o desenvolvimento de artes e letras.
Na ocasião, o Administrador do Distrito, Jaime Mugabe, referiu que a homenagem a este autor é motivada não só pelo seu trabalho literário, mas também pelo seu contributo na pesquisa e promoção da história local. Ademais, o Excelentíssimo relembrou que em 2020, Almeida Cumbane desempenhou uma tarefa importante para o distrito ao liderar uma equipa que tinha como missão recolher e sistematizar informação sobre a história de Guidja, líder de resistência contra a ocupação colonial, do qual o distrito tomou o nome.
Importa referir que Almeida Cumbane venceu o concurso literário TDM em 2016 com o seu primeiro romance, Ilusão à Primeira vista. No ano em curso lançou duas obras: A distante proximidade (Kulera) e As Máscaras da Verdade (Fundza).