Poemas para a arqueologia da ausência, de Britos Baptista

 

Créditos da imagem: @ciprianomatola


1.

À Dina

 

Régua

pousa sobre corpo da angústia.

Lágrima é lápis riscando rios.

Silêncio desenha tua ausência.

 

2.

À Dina

 

E

crescem

neste meu exacto olhar

olhos cinza

do muro a te assaltar costas

da sombra

e

metáfora pede mais cimento

para pés

e

são tantas horas sem relógio

e

ardo-me

para dentro das angústias

e

vento penteia pedaços de lua

espalhados ao chão da sombra

fogo debaixo do teu nariz

e

dilatam-se meus rios

para fundo

do sorriso da tua fotografia

hasteada na saudade

a voar

na estrada dos teus passos

a mim

 

3.

À Dina

 

Casa

sentada nos ombros

do músculo

a arder

ao fundo duma porta

feminina

 

4.

À Dina

 

Afinal

arder íris

do olhar meu

ao lume

do teu sorriso

é ou não é

inferno?

 

 

5.

À Dina

 

Duas mãos

levam coração

para dentro

do poema.

outros dez dedos

cantam delírios

nas costas.

dois pés:

direito ou esquerdo,

levam músculo

dos rios,

ao átrio

da lua cheia.

de tensas veias,

terceiro pé

penetra fronteiras

da pátria amada.

tremem gritos.

 

6.

À Dina

 

Vento tem teus pés

sinto teus passos

debaixo dos poros

deste poema.

 


Sobre o autor: Britos Baptista, moçambicano, nascido no distrito de Mocuba, na província da Zambézia, em 29 de Março de 1992. É professor. É tradutor e Intérprete Ajuramentado de Francês/Português e Vice-versa. É licenciado pela UEM (Universidade Eduardo Mondlane). É escritor e poeta. É membro da AMOJOF (Associação Moçambicana dos Jovens Francófonos) e da AEZA (Associação dos Escritores da Zambézia). É Coordenador do Clube do Livro de Quelimane. Foi um dos vencedores do concurso de Poesia Desenha-me A Tua Liberdade, em 2016. Participou na Antologia Poética Melhores Novos Poetas Africanos, em 2016 e na colectânea de poesia Desenha-me A Tua Liberdade, no mesmo ano. Foi segundo classificado, no concurso de Poesia Printemps Des Poètes, em 2019. Participou na Coletânea de Prosa 19 cartas para a covid-19, organizada pela Xitende, e publicada pela Oleba Editores, em 2020.


Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem