É nos momentos mais difíceis que se cresce

 É nos momentos mais difíceis que se cresce

Foto: @tenacidade_das_palavras


Era uma vez um regato de águas incoloras, inodoras e insípidas, muito bonito, que movia-se entre as montanhas. Em certo ponto do seu longo e demorado percurso, notou que à sua frente havia um pântano imundo, por onde, infelizmente tinha de passar. Olhou, então, para Deus bem enfurecido com a cara do fogo quando quer devorar hectares e hectares de uma machamba e reivindicou:

– Senhor, que correcção severa! Eu sou um riacho tão límpido, tão... tão aprazível, e o Senhor me compele a atravessar um pântano repleto de imundice como esse! O que farei agora?

Deus respondeu:
˝Óh meu filho, isso depende da tua maneira de encarar o pântano. Se ficares apavorado, tu vais diminuir o compasso de seu andamento, darás voltas e, inevitavelmente, acabarás misturando suas águas com as do pântano, o que te tornará igual a ele. Mas, se tu o arrostares com velocidade de uma electricidade, com força de um elefante, com decisão de um sábio como Sócrates, suas águas se espalharão sobre ele, a humidade as transformará em gotas que formarão nuvens, e o vento levará essas nuvens em direção ao oceano. Aí tu te transformarás em mar˝.

Tendo ouvido atentamente as palavras de Deus, com o rosto visivelmente emocionado e os olhos lacrimejando disse:

– ˝Óh meu senhor, criador, pai, juiz e protector…as tuas palavras são sempre confortantes e mágicas, independentemente do tempo e do espaço. Passarei deste pântano à toda velocidade usando as funções matemáticas do Isaac Newton, aplicarei a força capaz de vencer a inércia do corpo, usarei a filosofia para tomar uma decisão que faculte a minha travessia, pois, às vezes o caminho mais difícil é o ideal para a resolução de um determinado problema.

E assim o riacho ergueu a cabeça, com um sorriso tão sereno capaz de transformar planícies em montanhas e atravessou o pântano. Durante a travessia, transformou o pântano espurco e devolveu-lhe a pureza e de seguida transformou-se em mar.

O riacho, fascinado com as transformações milagrosas que aconteciam a cada segundo, concluiu que não se deve pensar nos momentos monótonos como o fim dos tempos mas sim como mais uma barreira a ser quebrada. Superar o fácil não tem virtude, é dever. Vencer o difícil é glorificante, ultrapassar o que até então era impossível é esplendoroso. Pois é nos momentos difíceis que se cresce.

Assim é a vida. As pessoas engatinham nas mudanças. Quando ficam espavoridas, paralisadas, pesadas, tornam-se cerdosas e perdem a fluidez e a força. É preciso entrar para valer nos projetos da vida, até que o rio se transforme em mar. Se uma pessoa passar a vida toda evitando sofrimento, também acabará evitando o prazer que a vida oferece. Há milhares de tesouros submersos em lugares obscuros onde precisamos ir para descobri-los.

Nunca deves procurar sofrimento. Mas, se ele ousar fazer parte da conquista, enfrente-o e supere-o com garra e determinação, pois não há riqueza sem trabalho, esforço sem fracasso. Não deves evitar um problema por mais difícil que seja. Prodigalize, delibere, prospere na vida. Ela é uma ventura gratificante para quem tem coragem de arriscar. Nesta vida tudo é possível, só depende de nós.



Autor: Zytto O Megamente


Fernando Absalão Chaúque

Professor, escritor, poeta e blogueiro. Licenciado em Ensino da Lingua Inglesa. Autor de ''Âncora no ventre do tempo'' (2019) e co-autor de ''Barca Oblonga'' (2022).

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem