GALÁXIA DOS LIVROS – Episódio 5 - Zóias António Malua


GALÁXIA DOS LIVROS – Episódio 5 - Zóias António Malua

GALÁXIA DOS LIVROS – Episódio 5 - Zóias António Malua


Zóias António Malua. nasceu em Mavalane, província de Maputo, aos 4 de Agosto de 1986. É Licenciado pela Universidade Eduardo Mondlane em ensino de Francês. Produz trabalhos literários do género romance e contos, há sensivelmente 17 anos. Foi locutor de um programa “Talento Literário” na rádio Erive, no distrito de Maganja da Costa, com vista a incentivar o gosto pela leitura e pela produção literária. Venceu o VIII e IX Festival Nacional da Cultura, fase provincial na província da Zambézia, nos anos 2014 e 2016 respectivamente e o X Festival em Inhambane. Criador do canal Youtube Literamoz, um projecto que visa fazer resenha, incentivar a leitura e interagir com o público amante da literatura em torno de obras literárias exclusivamente moçambicanas. É com este amante de livros que hoje aconversamos com o intuio de descobrir como essa bibliofilia surgiu e que livros marcaram a sua trajectória.

 

1. Como a leitura (livro) chega ao seu coração?

A leitura por ser uma forma de conhecer e apreender sobre o mundo, para mim, ela é um processo de revitalizar as minhas emoções: paixões e sensações. Eu entro no mundo da leitura como uma forma de conhecer o que não era do meu conhecimento ou domínio. Este momento é único, e sempre que a história vai de encontro às minhas emoções ele é mais excitante, palpitante. Contudo, ainda pequeno, descobri uma colectânea de sonetos da Florbela Espanca, assinado como eu o pertencente. Li-o para merecê-lo. Daí em diante busquei ler mais livros de forma a descobrir o prazer da leitura.

2. Ainda te lembras do primeiro livro que leste?

Depois de ter lido alguns livros, torna-se um pouco difícil lembrar do primeiro, mas está nítido em mim, os primeiros livros que me marcaram, que acredito igualmente terem sido os primeiros, doravante ter cimentado o meu gosto pela leitura e a minha orientação para a produção literária, são eles, A Varanda Do Frangipani do escritor moçambicano Mia couto. A outra obra é traduzida para português que igualmente me escapa o seu título, mas reside em mim ainda, a sua história cativante, é um romance policial que busca resolver um crime onde há uso de hipnose que induz a outros à prática de actividades fora do seu comando intelectual. Imagino que o título da obra seja, As janelas/ portas da morte.

3. Qual livro mudou o teu horizonte?

Porque uma leitura é sempre uma aprendizagem, quase todos livros acrescentam algo em mim e mudam o meu horizonte. Por isso, responder directamente a esta questão estaria a mediocrizar o quanto tenho aprendido dos livros. Alguns livros se tornaram faróis para as minhas crenças, para as minhas preferências literárias assim como para a minha produção literária. Em suma, muitos livros amadurecem o meu gosto e o meu horizonte.

4. Que livro está no teu travesseiro?

Não tenho nenhum livro no travesseiro, mas das vezes que coloquei algum foram a Bíblia e ou alguma obra que estivesse a ler na época.

5. Que livro não terminaste de ler, por quê?

Até hoje, só tenho livros que demorei finalizar a sua leitura e alguns li mais rápido. Os motivos andam em paralelo: o tempo e o poder de retenção que a obra tem sobre mim. Por vezes não tenho tido tempo para uma leitura e sem tempo não consigo ler, e isso faz com que a leitura se estenda por mais tempo. O mesmo acontece quando a temática da obra não vai de encontro com a minha expectativa, dando rodeio para avançar a história. Ou a história não me parece interessante.

6. Sugira um livro para se ler antes de morrer (porque ler esse livro)?

O homem mais rico da Babilónia é um dos livros que mudaram a minha forma de ver a vida. Eu aconselharia este livro, curto, pois o seu aprendizado coincide directamente com a vida das pessoas. Muitas das coisas que a gente faz tende a repercutir na vida social, económicas das pessoas, e esta obra trata directamente desses assuntos, visa melhorar este aspecto nas pessoas. Foi uma explosão de emoções quando li a obra há anos.

 

Guião de entrevista: Alerto Bia

Redacção: F. A. Chaúque

Revisão: Daúde Amade

Fernando Absalão Chaúque

Professor, escritor, poeta e blogueiro. Licenciado em Ensino da Lingua Inglesa. Autor de ''Âncora no ventre do tempo'' (2019) e co-autor de ''Barca Oblonga'' (2022).

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem